segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Som do Coração - Qual a trilha sonora da sua vida?


Sou uma pessoa envolvida com música desde muito nova. Lembro-me bem dos meus dedinhos tão pequeninos, tentando fazer força pra tocar aquelas teclas pesadas de piano clássico em minhas primeiras aulas de música, uma experiência bastante diferente da que eu tinha em casa com o meu pianinho de brinquedo.
Na minha paixão e curiosidade pela música, lancei-me em aprender todos os instrumentos que eu tinha oportunidade e via pela frente: teclado, flauta doce, bateria, violão... Todos eram atraentes pra mim. E quando eu não tinha acesso a algum instrumento, me deleitava em cantar, cantar e cantar, em qualquer lugar, a qualquer hora.
A música, pra mim, não se limitava em apenas o que eu escutava nos CDs, no que eu cantava ou executava com os instrumentos. Tudo ao meu redor era música! Se um vento batia em meu rosto, se eu contemplava uma bela paisagem, se algo de bom ou ruim acontecia, se eu lia um texto ou via uma foto... tudo o que me acontecia era interpretado como uma melodia em meu coração. Às vezes um som mais dramático, triste e tenso, às vezes mais suave, alegre e livre. Enfim, minha vida sempre foi envolvida com "trilhas sonoras".
Talvez isso seja mesmo uma característica daqueles que possuem temperamento artístico, que tem a tendência de ser mais melancólico e sensível, de ver a vida pela ótica da poesia. Mas acredito que todas as pessoas possuem um som do coração.
Neste exato momento, enquanto você lê este texto, algum som está sendo entoado em teu ser. Talvez um som atribulado, duvidoso, cético, rígido... Talvez um som preocupado e tenso... Ou talvez um som cheio de ternura, empolgação, esperança, paz e alegria.
Independente de qual seja a "trilha sonora" atual da sua vida, existe uma melodia que sobrepuja todas as outras na beleza, força, verdade, intensidade, harmonia e constância. E essa é a melodia do amor de Deus por nós.
Fomos criados para viver de acordo com esse som. Mas, muitas vezes, em nossa história, passamos por momentos e situações em que a única coisa que escutamos é um som áspero e deprimido, causado pela dureza da vida que volta e meia nos alcança, ou uma ferida feita por alguém que amamos. A vida é dura sim. E nenhum de nós está livre de eventuais tribulações. Mas será que, mesmo assim, ainda é possível viver uma linda trilha sonora que emana esperança, paz, liberdade, contentamento e leveza para os que estão ao nosso redor? É possível viver uma linda harmonia com a vida? A resposta é sim! É exatamente isso que o amor de Deus nos faz.
Essa suprema melodia é capaz de curar o som de qualquer dor e desesperança presente em nosso ser; é capaz de preencher o vazio de uma vida sem sonhos, sem propósitos e sem perspectivas; é capaz de abraçar o que se sente desamparado, encher de coragem e ousadia onde só existe o som do medo e pavor. Sim! Há cura quando escutamos e vivemos o som desse amor! E como fazemos isso? Onde está sendo tocado este maravilhoso som de vida que traz verdadeira liberdade e paz?
Em toda a terra o nosso Criador deixou vestígios de Seu amor. Mas é preciso decidir romper com o barulho agitado da sociedade ao nosso redor pra conseguirmos escutar esse doce som. Não há limites para a revelação dessa melodia de amor. Às vezes, você escutará através de uma linda flor que te inspirou, através de um belo pôr-do-sol, através de um gesto de bondade de um desconhecido, numa gargalhada de criança, num céu estrelado, no nascimento de uma vida, numa deliciosa culinária ou momentos marcantes de comunhão com família e amigos. A música do amor de Deus está sendo entoada por todo canto, e é necessário decidirmos ouvi-la pra deixá-la influenciar o nosso viver.
Quando na vida tivermos que passar pelo som do luto, da tristeza, da angústia, da perda, da desesperança ou traição, existe uma fonte onde podemos nos apegar, uma trilha sonora que nunca vai embora e que pode nos embalar e sustentar em qualquer circunstância, se permitirmos. Essa é a melodia que vem da Cruz! A canção de amor mais linda e perfeita do mundo foi entoada ali, em Jesus, Filho unigênito de Deus que morreu e se entregou em nosso lugar. Por causa da morte Dele podemos viver! E porque Ele venceu a morte, podemos ter esperança em qualquer circunstância. Quando uma pessoa escuta essa canção de salvação, compreende e se rende a ela, a trilha sonora de sua vida muda completamente! A música que vem do amor de Deus, manifestado por nós naquela cruz, é eterna, é constante, é imutável, é inteira, é completa, é capaz de transformar qualquer pranto em festa, é capaz de libertar o que estava escravizado em suas paixões e pecados. É tudo o que precisamos para viver... e viver em abundância!
A canção do amor de Deus está sendo entoada em todo o Universo através das coisas criadas, através de Sua Palavra, a Bíblia, a mais linda carta de amor que alguém poderia escrever pra nós!
Qual tem sido o som do seu coração? Que tipo de trilha sonora você tem vivido e ouvido?
Deus conhece a canção que ansiamos escutar. Ele sabe qual o romance que sonhamos viver. Escute! O Deus que te fez e te ama com amor eterno e leal está cantando pra você!

"Com amor eterno eu te amei; com amor leal eu te atraí."
(Jr 31.3)

Um comentário:

Mila Suzano disse...

Musicalmente lindo.

<3