domingo, 25 de dezembro de 2011

Lei X Graça


"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão." (Gálatas 5:1)


Desde o ano passado percebo o Senhor me fazendo descobrir mais sobre a liberdade que tenho em Cristo. E estou aprendendo muito sobre isso na carta de Paulo aos Romanos. É incrível o quanto somos capazes de permanecer vivendo no Antigo Caminho, quando deveríamos estar desfrutando do Novo que Jesus abriu através de Seu sangue, derramado em nosso lugar.
Quantas vezes temos vivido como os fariseus da época de Jesus, julgando isso, condenando aquilo, considerando-nos super-espirituais, que não podem ficar perto da "ralé pecadora", ou pensando que merecemos as bençãos e o favor de Deus por causa dos nossos próprios esforços.

Antigo Caminho: lei escrita.

Novo Caminho: lei da liberdade, graça.

O Antigo Caminho se preocupa mais com a aparência e reputação diante das pessoas; o Novo Caminho se preocupa com o coração diante de Deus e em agradar a Deus. O Antigo Caminho julga, acusa e condena; o Novo Caminho ama, perdoa e estende graça. O Antigo Caminho coloca a Lei, regras, e o desempenho pessoal acima de todas as coisas; o Novo Caminho se desapega à própria vida, com todas as suas fraquezas, colocando Jesus, a fé e a graça no centro. O Antigo Caminho nos faz andar sob pressão e medo; o Novo Caminho nos liberta para viver com naturalidade, viver de verdade, com paz e alegria no Espírito. O Antigo Caminho nos afasta das pessoas, pois inlcui orgulho; o Novo, nos une, pois reconhece que precisamos uns dos outros. No Antigo Caminho a pessoa vive pra si mesma; no Novo, ela vive disponível para o próximo.

Apesar de ter aceitado o que Jesus fez por mim na cruz, vez ou outra ainda me pego andando no Antigo Caminho; é quando começo a me sentir sobrecarregada e cansada, frustrada comigo mesma, com as pessoas e com tudo na minha vida. Então sou forçada a parar, pois logo percebo que não fui criada para isso. Páro e olho pra Jesus, coloco Ele no centro outra vez, e a Sua paz me domina. A pressão de ter que ser alguém melhor vai embora, pois agora tudo está focado Nele, em Sua graça, em Seu imenso amor para comigo. Estou livre!!! Estou no Novo Caminho!!!

O Senhor nos chama a viver esse nível maior de confiança e dependência Dele, que nos faz desistir dos nossos próprios recursos para sermos aceitos, do nosso esforço próprio para sermos melhores crentes, ou a luta para possuirmos uma vida que funcione. Deus quer muito mais pra nós do que apenas uma vida boa. O Novo Caminho nos ensina que a maior benção e tesouro que poderíamos ter nesta vida é a presença de Cristo. E quando vivemos assim, somos verdadeiramente livres. E nos tornamos instrumentos para a libertação de outros!


Nos ensina, Pai, a vivermos sob a Lei da Liberdade, a andarmos no Novo Caminho que Jesus abriu para nós através de Seu sangue, que foi derramado em nosso favor!


No amor infalível do Mestre,


Suelen


Sugestão de um maravilhoso livro que li e me inspirou muito nesse assunto: "Chega de Regras" - Larry Crabb

Um comentário:

Wilson disse...

Suelen, obrigado pelo post! falou muito comigo, devido a várias coisas que Deus também tem me incomodado sobre liberdade... :)

Abraços!!

Wilson Faria
http://oqueeuquerodeverdade.blogspot.com/