domingo, 17 de janeiro de 2016

Chave 6.6 - A Verdadeira Recompensa


Existe um versículo que posso dizer ser a passagem da minha vida. É óbvio que todos os ensinamentos que o Pai nos deixou em Sua Palavra nos moldam, nos transformam, nos libertam, nos ensinam a ser quem realmente fomos criados para ser Nele desde a fundação do mundo, quando ainda não existia a contaminação do pecado. Mas há um versículo em especial que me persegue de maneira positiva desde pequena, que me encanta, que sempre despertou minha sede e busca de ir mais além, mais fundo, mais íntimo em conhecer Seus segredos. E esse versículo, chamo em minha vida de "Chave 6.6", uma chave que é capaz de abrir portas de valor imensurável, portas que nos levam a recompensas que nada neste mundo pode se comparar. Esse versículo se encontra em Mateus 6.6:

“Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”

Jesus foi muito bondoso em nos revelar tamanho segredo. Quando olho para a minha vida desde anos atrás, percebo o quanto fez toda a diferença em minha história ter descoberto essa chave quando ainda era uma pré-adolescente. 

Apesar de ter nascido num lar cristão, tive minha experiência pessoal com Jesus com cerca de 9 anos de idade. Eu estava sozinha no quarto, lendo um pequeno e velho livro que me conduziu à presença mais maravilhosa que eu poderia conhecer! Foi a primeira vez que senti a realidade do que é estar em secreto com Ele, e encontrar recompensas imensuráveis como consequência desses "encontros secretos" a partir de então. Sim, o lugar secreto se tornou uma rotina pra mim. Eu queria ter aquilo com Ele todos os dias... Sentia que havia encontrado um tesouro valioso demais que nunca o mundo soube me ensinar onde encontrar. Eram momentos que me preenchiam de verdade, me curavam, me faziam me sentir verdadeiramente livre e amada. Eu estava aprendendo sobre minha verdadeira identidade Nele, estava recebendo a recompensa que só se encontra no Lugar Secreto.

Sinceramente, eu poderia escrever milhares de posts compartilhando histórias, experiências, princípios e verdades que aprendi no secreto do quarto, nos encontros a sós com Ele. Mas neste momento, quero me deter a uma só coisa: Recompensa.

O mundo é verdadeiramente um lugar cheio de promessas de recompensas. E quantas vezes nos enganamos com esses brilhos, na busca incansável de preencher o vazio e carências mais profundas do nosso ser?! Eu mesma posso confessar quantas vezes em minha vida fui tentada a buscar essas recompensas, julgando ser o que eu realmente precisava e queria. Mas em todas as vezes acabei do mesmo jeito que todos acabam: frustrada, decepcionada, ferida e ainda mais vazia. É exatamente assim que as recompensas do mundo nos tratam! Não são sustentáveis, não são capazes de suprir... São recompensas extremamente limitadas, frágeis e passageiras, que ao invés de trazer felicidade, como prometem, só trazem dor e sofrimento.

No entanto, estamos falando aqui de uma recompensa efetiva e duradoura que só se encontra por meio da Chave 6.6, o grande segredo que Jesus nos deu a benção de revelar. Existe uma vida cheia de propósito, contentamento, cura, leveza, amor, aceitação, segurança, equilíbrio, coragem, satisfação que nos espera... É a recompensa que recebemos do Pai ao frequentarmos o lugar secreto.

Mas por que o lugar secreto tem esse poder? A questão não é o local físico em si. Tenho certeza que quando Jesus falou para "entrar no quarto e fechar a porta" Ele não estava excluindo outros locais, mas sim dando ênfase no simples fato de estar a sós com o Pai, onde só Ele vai estar te vendo. Isso pode acontecer na sala, no banheiro, no quintal, na montanha ou num belo jardim. Enfim, que seja um lugar tranquilo e reservado, onde você possa ter privacidade para um encontro à dois.

O que Jesus estava nos ensinando era sobre intimidade. Entendemos como algo íntimo aquilo que poucos ou nenhuma outra pessoa toma conhecimento. Não é a toa que o quarto de uma casa é onde acontece as vivências mais íntimas de um casal, por exemplo. E essa intimidade não é exposta pra todo mundo, mas reservada com carinho apenas para aquele(a) a quem você mais ama e tem um compromisso, uma aliança. 

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.” (Marcos 12:30).

Nosso Deus é um Deus de aliança, compromisso e intimidade. Ele anseia revelar os segredos do Seu coração. Porém, isso é um privilégio apenas dos íntimos, daqueles que buscam a Sua face com amor e de todo o coração.

O lugar secreto é este ambiente onde a inteireza e sinceridade do nosso coração é validada, pois não há nenhum outro olhar sobre nós, não há nenhuma possibilidade de elogios e reconhecimentos humanos, não há espaço para qualquer tipo de recompensa mundana. Só há Ele... Seu olhar... Sua presença... Sua voz. É isso basta. Óh, como basta! E é neste momento, quando as intenções mais profundas do nosso ser estão expostas diante Dele, é que encontramos a recompensa mais valiosa do mundo, e finalmente entendemos o que realmente importa na vida. Sua própria presença é essa recompensa! E os frutos dessa intimidade buscada, vivida e gerada no lugar secreto nos conduz a uma nova vida, um novo andar, uma nova visão, um novo e aguçado senso de propósito que nos capacita a ser exatamente tudo o que Ele nos criou pra ser.

Quanto antes você descobrir essa poderosa chave, mais rápido encontrará e viverá a verdadeira recompensa!
Jesus, no mesmo capítulo em que nos ensinou sobre a recompensa do lugar secreto, também nos alertou: "Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." (Mt 6.21). Faça do lugar secreto com o Pai uma prioridade da sua vida, o tesouro mais valioso que você possui, e assim, seu coração estará sempre seguro e protegido no lugar certo.

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4:23)

Jamais negligencie o estar a sós com o Pai, pois disso depende toda a sua vida. Receba e desfrute da verdadeira recompensa que só se encontra no LUGAR SECRETO!

Suelen Migowski

Um comentário:

Viviane Rosa disse...

Texto lindo! Me tocou muito, de verdade! Obrigada!