quinta-feira, 24 de março de 2016

"Esperança Maior" - História por detrás das canções (1/3)

A música "Esperança Maior" nasceu em solo africano, quando eu estava vivenciando um prático missionário de 10 meses em Guiné-Bissau, em 2010. Foi o ano mais surpreendente e feliz da minha vida até então! Apesar de nunca ter me imaginado morando na África, a graça do Pai foi tamanha que simplesmente inclinou tudo dentro de mim para amar aquele povo e lugar de maneira intensa e rápida como jamais imaginei ser possível, a ponto de nem querer mais voltar para o Brasil. Senti-me parte daquele lugar logo que desci do avião, e a adaptação a tudo foi muito rápida: cultura, ambientes, costumes, comidas, temperatura climática, paisagens, dialeto... Foi graça sobre graça do Céu!

Lá na Casa Rosa (como chamávamos carinhosamente nossa casa), onde morei com minha equipe de 5 moças, tínhamos o costume diário de nos juntar no chão da sala com o violão, à luz de velas, e apenas adorar... Adorar... Adorar! Sentíamos Jesus caminhando entre nós. Foram momentos realmente sobrenaturais e renovadores na presença e no amor do Pai. Muitas canções espontâneas brotaram nesses ambientes que nos marcaram pra sempre.

Mas essa, "Esperança Maior", veio nos meus últimos dias de África, qdo estava perto de retornar ao Brasil. Era um misto de sentimentos dentro de mim: saudade da família, Igreja e amigos misturado com a dor de deixar aquele lugar e povo que tanto amei. Na época, minha família estava passando por uma situação difícil com meu pai enfermo e acamado, e eu, lá longe em outro continente, ficava pensando com ansiedade e temor sobre o que eu encontraria ao voltar pra casa. O que eu deveria esperar? Sentia que um deserto estava à minha espera no Brasil... Um deserto que não vivi na África, apesar das privações e limitações dessa terra. Foi então que, numa tarde gostosa, ao por do sol africano que tanto amava contemplar, sentada sozinha no quintal da Casa Rosa com meu violão, comecei a refletir sobre o que realmente esperava por mim no coração do Pai... Algo que fosse acima das circunstâncias Africanas ou Brasileiras, acima do deserto que minha família estava passando, acima de qualquer situação que poderia me sobrevir... Sim! Existia uma esperança maior! Maior que tudo o que eu pudesse viver ou passar nesse mundo... Uma esperança que aponta para a eternidade, e que não é passageira! Essa esperança maior é o que ministra sobre mim a paz que excede o entendimento, pois não depende de nada externo, mas de Quem habita em mim e Quem anda comigo! Sim... Essa é a minha Esperança Maior, que sobrepuja meus passos nessa terra: "Para sempre com Cristo andarei, e por toda a eternidade habitarei na terna presença do Pai!". É por isso que tenho paz em meu viver... Eu sei exatamente o que espera por mim!!! \0/
E foi daí que nasceu essa canção.

Quase três anos depois, no domingo de Páscoa de 2013, meu pai veio a falecer... E tive a honra de cantar essa canção em seu velório. Com Jesus, até o deserto Ele faz florescer! ;-)

#EsperançaMaior #LivroAHonraDoRosa

Confira o clipe completo da música: http://youtu.be/z7YhmaCXv0c


Nenhum comentário: