sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Quando Deus diz "NÃO"

"Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres." (Mc 14.36)



Essa foi uma oração de Jesus em que Deus respondeu "não".
Qual é a minha reação quando Deus responde "não" à uma oração, à expressão de um desejo do meu coração que coloco em intercessão?

Algumas pessoas, num momento como esse, ficaria com raiva ou mágoa de Deus, duvidaria de Seu amor ou até mesmo seria capaz de abandonar completamente a fé, passando a viver como se Deus não existisse, pois não respondeu à sua oração do jeito que esperava ou queria.

Quando olhamos para a relação de Jesus com o Pai, e a maneira como Ele se expressou em clamor naquele jardim, vemos que a verdade é que Jesus já estava submisso à vontade do Pai antes mesmo de saber qual seria Sua resposta. Jesus tinha e sentia a segurança de ser Filho, que podia se expressar livremente ao Pai, fazendo um pedido de seu coração, uma vontade de sua alma tão intensa que seu suor chegou a ser como sangue. Jesus também tinha a certeza de que o Pai era completamente capaz de atendê-lo no que estava pedindo, que tinha poder para mover céus e terra em prol de Seu filho amado. No entanto, nesta hora mais crítica da vida de Jesus, o Pai respondeu "não".

O que Jesus fez com isso? Se revoltou? Se apavorou? Perdeu a confiança no Pai? Duvidou de Seu amor? Não... Ele já estava submisso e encarou a Cruz. Jesus bebeu do cálice que havia pedido ao Pai pra não beber. Ele obedeceu, submeteu sua própria vontade à vontade do Pai. E até mesmo quando se sentiu desamparado quando estava na cruz, ele não parou de se entregar, de se render, de colocar sua vida e todo o seu destino nas mãos Daquele que era digno.
Isso tudo foi possível porque Jesus confiava no Pai o suficiente para obedece-Lo sob quaisquer circunstâncias. Jesus conhecia o caráter e coração do Pai e, por isso, foi capaz de ouvir um NÃO sem se abalar, e ter coragem para seguir o caminho que o levaria à Cruz.

Na jornada da vida, a nossa confiança no Pai sempre será posta à prova. Nas encruzilhadas dos "jardins do Getsêmani", poderemos escutar alguns "nãos". Mas se conhecermos o caráter do Pai, se confiarmos no Seu amor e na verdade de que Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável, seremos capazes de passar vitoriosamente por qualquer cruz. Será sim uma experiência de morte do "Eu", renúncia de minha vontade e entrega total, mas a experiência de cruz nunca termina na morte, e sim na ressurreição.

Qualquer "não" que Deus possa te responder, acredite: Os "nãos" de Deus, assim como os "sims", sempre são para gerar vida! Por isso, jamais tenha medo de submeter suas vontades e planos nas mãos do Pai, pois Ele sabe o que não sabemos, e conhece o que não conhecemos. Seus pensamentos são bem mais elevados do que os nossos. Descanse: o Pai jamais te levará onde Ele não está!

Nenhum comentário: