quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Mais intimidade!


Eis que chega o último dia do ano e estou aqui, numa linda tarde de céu aberto e vento fresco tocando o meu rosto, refletindo em tudo o que passei, fiz e vivi nos últimos 12 meses.
Papai está aqui também... Interagindo comigo nessa reflexão e me ensinando verdades preciosíssimas que alinham o meu coração ao Dele. Sim... Quero entrar em 2016 preparada! E não digo em relação a simples pensamentos positivos, força de vontade ou atitudes vazias que exigem muito esforço, mas que mudam muito pouco ou apenas o externo de mim. Não! O meu desejo é por algo mais profundo, algo muito interno, uma mudança que mexa com as estruturas do meu ser, um toque nas entranhas do meu coração, uma transformação de mentalidade que influencie minha cosmovisão... Quero intimidade com o Altíssimo! Quero conhecer Jesus, tudo o que Ele é, sente, fala e age... Intimamente! Quero ser Sua melhor amiga, aquela pra quem Ele pode confiar os segredos mais ocultos, revelar o Seu coração como um noivo revela para a sua noiva... Sim! Quero mais intimidade com o meu Amado em 2016!
Junto com minha Igreja estou debaixo de uma palavra profética de que este será um ano de muito crescimento... Ah, como eu quero isso! Quero sim crescimento intelectual, ministerial, relacional, familiar, financeiro... Mas o maior e principal crescimento que anseio, e já decidi como minha prioridade, é o crescimento da minha intimidade com Deus. Sei que busco e falo isso pra Ele desde pequena... Mas também sei que Ele é infinito é ilimitado... Há muito ainda pra conhecê-Lo! Estou só na ponta desse gigantesco iceberg... Quero ir para as profundezas!!!

"Clame a mim e eu responderei, e te mostrarei coisas insondáveis e ocultas que ainda não conheces!" (Jr 33.3)

Sim, Pai... Estou pronta pra clamar e conhecer mais de Ti em 2016!
Amo Sua presença mais que tudo nessa vida! \0/

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Verbo Vivo


Que precioso é toda vez que passo por aqui pra postar um texto ou simplesmente reler reflexões e experiências passadas aqui registradas! Considero este blog, que existe há mais de 10 anos, um dos principais registros de minha história e expressão do meu coração e chamado. Eu caminho com Deus desde criança... E poder hoje, já uma jovem adulta, olhar pra traz e ver a maneira linda e graciosa com que Ele me conduziu até aqui, me leva a um profundo estado de júbilo e gratidão! Quão agraciada eu sou!!! Obrigada meu Deus!!!
Estou hoje aqui, nesta madrugada, para inaugurar (mais uma vez) um novo tempo que vejo o Pai trazer sobre a minha vida. Os antigos leitores do UMAGEADO sabem que fiquei um grande período sem escrever... Anos! Foi um tempo onde aprendi a desenvolver outras facetas e expressões da minha intimidade e caminhada com o Pai. E agora, sinto um novo ciclo se iniciar... E a escrita faz parte dele... E como! Pra começo de conversa, em 2016 iniciarei minha faculdade de Letras... Como estou feliz!! É um sonho!! Poder estudar e praticar mais a fundo a linguagem que tanto amo usar, principalmente para expressar quem Jesus é em mim e pra mim! As palavras, na minha concepção, são como objetos que têm forma, cheiro, cor e até gôsto. É assim que elas me saltam aos olhos quando as leio ou escrevo. Ao me relacionar com a Biblia então... Meu Deus! Dá vontade de engolir cada uma daquelas letrinhas, pra que façam parte o mais profundo possível de mim!
Ow Deus... Obrigada pelas letras, pelas palavras, pela Tua Palavra! Por meio delas a Tua verdade é expressa e ensinada a nós... E é essa Verdade que liberta, que nos faz verdadeiramente livres!
Que o Senhor encontre em mim, em meu coração, pensamentos e escrita o Verbo Vivo, pois é por meio Dele que vivo, me movo e existo [ou escrevo]! :-)

Deus abençoe, amados leitores!

No amor do Mestre,

Suelen Migowski


terça-feira, 10 de novembro de 2015

Expulsando o Medo

"Mas Jesus imediatamente lhes disse: 'Coragem! Sou eu. Não tenham medo!'" (Mateus 14.27)

É incrível a capacidade que temos de nos entregarmos ao medo. São tantas as incertezas deste mundo, tantas inconstâncias ao nosso redor, tantos ventos contrários ao nosso pequeno e frágil barquinho da vida, que acabamos nos perguntando se é possível mesmo um modo de vida livre de tanta ansiedade, principalmente em pleno século XXI.
A verdade é que o medo não é simplesmente um sentimento. O medo é um espírito... E um espírito que aprisiona, paralisa, que nos impede de florescer em nossa verdadeira identidade e potencial criado por Deus.
A Bíblia fala que Deus "não nos deu um espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio" (2Tm 1.7). O espírito de medo precisa ser expulso, e isso acontece através do perfeito amor, pois "No amor não há medo; pelo contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor." (1 João 4.18).
Quando Jesus foi ao encontro dos discípulos andando por sobre as águas, eles estavam apavorados com os ventos contrários e ondas gigantes, e ficaram mais apavorados ainda ao verem Jesus e confundi-Lo com um fantasma. Jesus poderia ter acalmado a tempestade da praia mesmo, ou ter atraído o barco para a beira sem precisar andar até eles. No entanto, Ele foi ao encontro deles atravessando a tempestade, enfrentando os ventos contrários... Ele se fez presente em meio à turbulência, e não apenas depois dela. Isso nos mostra que a fonte de nossa coragem e ousadia não dependem das circunstância agitadas ao nosso redor aparentemente sem governo, mas dependem de uma só coisa: a presença do Mestre! Sim... Ele sim tem autoridade sobre toda e qualquer tempestade! Se temos Sua presença, possuímos tudo o que necessitamos para uma vida de poder, amor, ousadia e equilíbrio que independe das circunstâncias. A convicção de Seu amor por nós potencializa o nosso ser, nos ensinando a viver intensamente e corajosamente o nosso destino profético Nele.

Assim, seja qual for a circunstância que você esteja passando, não importa o tamanho e violência da tempestade... Jesus está no meio dela com você! E além de estar presente, Ele tem total autoridade sobre ela. E antes mesmo que ela se acalme, Ele diz: "Coragem! Sou eu... Não tenha medo!".

Você é um(a) filho(a) amado(a)!


sexta-feira, 24 de julho de 2015

O Lugar Secreto

"Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará." (Mt 6.6)

Eis o caminho que Jesus nos ensinou para a intimidade com Ele.
É incrível o quanto são inesgotáveis as descobertas desse lugar! Jesus é fonte. E quanto mais O buscamos no lugar secreto, mais nos damos conta de que esse momento do nosso dia é tão essencial, básico e necessário à vida quanto o pão que sustenta o nosso corpo.
Na grande celebração não é o nosso maior nível de intimidade com Jesus, mas no secreto do quarto sim, ali é o ápice da nossa intimidade com Ele. É ali que aprendemos a ouvir e discernir Sua voz no meio de tantas vozes; é ali que conhecemos o coração do nosso Amado da forma mais íntima possível; é ali que as lacunas do nosso ser são preenchidas por Sua Presença e amor; é ali que somos revestidas do que necessitamos para andar vitoriosamente por este mundo; é ali, no a sós com Ele, que conhecemos Sua boa, perfeita e agradável vontade para as nossas vidas.
É isso o que de fato nos sustenta: Intimidade com Jesus!
Há tesouros escondidos que estão nas profundezas, não são encontrados na superfície. Somente quem se dispõem a pagar o preço da busca pode desfrutá-los.
Jamais se conforme com o raso, com o bom, com o "pátio do templo" onde a maioria está. Pois há um lugar mais profundo e mais íntimo que você pode experimentar com Jesus além do véu. O caminho está aberto! Vá para o quarto... Ele estará lá te esperando todos os dias, ansioso por se revelar a você! ;-)


"O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança." (Sl 25.14)

"Darei a você os tesouros escondidos, riquezas armazenadas em locais secretos, para que você saiba que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que o convoca pelo nome." (Is 45.3)

terça-feira, 19 de maio de 2015

O Encontro com o Incomparável


Era um dia qualquer, uma rotina comum à espera, o mesmo som de despertador e mesma visão de quarto ao acordar. Era o mesmo cheiro de café com leite, mesmo chuveiro e mesmo aroma de shampoo e sabonete. As roupas também não eram novas, tão pouco os sapatos. Desci para o mesmo andar térreo do prédio de todo dia, onde estava o meu carro preto de sempre, na vaga de sempre. Fiz as manobras costumeiras percorrendo o caminho já muito bem conhecido para o meu local de trabalho, por onde já dirijo quase que automaticamente. Não havia nada de anormal ou diferente, nem mesmo uma expectativa pessoal de que algo mudaria tremendamente e drasticamente o meu dia já planejado e ‘rotinamente’ esperado. Até que, voltando pra casa no fim da tarde, numa questão de segundos, olhei para o céu. Não... dessa vez não foi uma olhada comum, do jeito que já faço todos os dias. Algo diferente aconteceu agora.... Algo que eu não poderia planejar ou gerar por conta própria. Por um instante, de forma surpreendente, fui enchida com uma percepção tão profunda da grandeza, glória e beleza de Deus que simplesmente me arrebatou sem pré-aviso! A sensação era de que tudo o que fosse comum até então desaparecesse, e como num ‘toque de mágica’, tudo se descortinava belo e inexplicavelmente incrível diante dos meus olhos! Não pude conter as lágrimas ainda enquanto dirigia, cantarolando a primeira canção que me veio à mente e que mais fazia sentido com aquela visão:

Tu não habitas em tendas nem em templos feitos por mãos
Eterno, perfeito, princípio e fim, acima das religiões
Não há nada no céu, na terra ou no mar semelhante a Ti, Senhor
Tua imagem está revelada em nós, expressão do Teu amor

Incomparável, Senhor Tu és
Tua voz ressoa como um trovão e as nuvens são o pó dos Teus pés
Incomparável, Senhor Tu és
Minha alma está apegada a Ti, Senhor, incomparável és!

(Música “Incomparável” – Comunidade Zona Sul)

Cheguei em casa ainda submersa nessa revelação, e não pude deixar de parar diante da janela de um dos cômodos do apartamento e continuar a cantar o quão Incomparável Ele era! Eu O vi em cada detalhe daquele cenário... O céu já meio alaranjado pelo entardecer, a brisa fresca de fim da tarde, os galhos e folhas das árvores balançando ternamente, formando reflexos e gotas de luz que pareciam diamantes dos mais preciosos! Em meu rosto eu sentia o reflexo não só do sol, mas de todo o conjunto, de toda aquela imensidão que se harmonizava também com o delicado canto dos passarinhos. Que magnífico! Que grandioso! Que gracioso!

Veja bem, não estou descrevendo uma simples admiração pela natureza... Não posso diminuir a isso! Estou falando de um encontro com Deus, o Criador, a quem chamo também de Abba (Papai, Paizinho). Mera admiração pela natureza não é capaz de nos transformar. Mas um encontro com a presença, coração, caráter e grandeza de DEUS... Ah! Isso sim transforma o ser humano pra sempre! Eu não pude conter o choro e deixar de perceber que Ele veio se revelar a mim, Ele veio para um encontro comigo, mesmo que eu mesma não estivesse esperando! Num determinado momento eu só conseguia dizer: “Senhor, eu não mereço!”. É dessa forma que geralmente nos sentimos ao termos um encontro com a glória de Deus: indignos! Porém, sempre somos conduzidos à um constrangimento doce em Sua graça e amor, pois descobrimos que ali, em Sua presença, não há qualquer menção de condenação ou acusação em seu olhar, mesmo que pensemos ser tudo o que merecemos.
Como Ele é amável! Como Ele é terno! Como Ele é surpreendente! Como Ele é grande! Como Ele é forte! Como Ele é tão acessível a mim e a você!

E sabe o mais incrível de tudo isso? Ele deu o primeiro passo em minha direção! Ele escolheu me encontrar, conquistar, se revelar e atrair meu coração num dia comum, no meio da minha rotina, quando eu não estava esperando ou mesmo procurando por Ele. Isso me faz entender que não há dias comuns pra Deus... Tampouco Seu amor por mim é dependente do que faço ou deixo de fazer. Ele sempre me vence! Vence os meus medos, vence os meus conceitos limitados e mesquinhos, que teimam O limitar dentro do meu frágil e finito entendimento humano. Não... Ele é muito maior! Queria poder mensurar e descrever essa grandeza... Mas depois de tantas tentativas até agora, só me resta o silêncio... A alegria... E o profundo deleite!!!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

FAZER e ESTAR

"Os apóstolos reuniram-se a Jesus e lhe relataram tudo o que tinham feito e ensinado. Havia muita gente indo e vindo, a ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: 'Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco'".
(Marcos 6.30-31)

Jesus nos comissionou para uma obra específica em Seu Reino. Fomos chamados pra fazer coisas em Seu nome, por Ele e para Ele. Porém, assim como reconhecemos Sua voz nos chamando pra trabalhar em Sua obra, precisamos também reconhecer Sua voz nos convidando ao descanso, a nos retirar COM ELE para um lugar deserto. Esse é o lugar secreto... é o momento onde paramos tudo no nosso dia para só estar com Ele. Num lugar deserto (ou secreto) com Jesus, minhas forças são renovadas; encontro um descanso que apenas o sono não pode me proporcionar; encontro o renovo que me capacita a continuar com ainda mais força, empolgação, sonhos e esperança.
É importante entendermos que o fardo pesado que muitas vezes nos sobrevêm não está na rotina agitada em si ou na demanda dos nossos afazeres diários, mas sim em não reconhecermos o momento em que Ele nos chama a nos Retirar com Ele para o Lugar Secreto. É esse tempo a sós com o Mestre que nos sustenta em qualquer circunstância ou demanda de nossa vida diária; é esse tempo de descanso em Sua presença que potencializa o nosso fazer e trabalhar, tudo para a Sua glória!
Que cada dia possamos aprender a reconhecer o momento de FAZER pra Ele e o momento de ESTAR com ELE. Essa sensibilidade à Sua voz trará o equilíbrio de que necessitamos pra viver plenamente!

Não negligencie o Lugar Secreto... entenda que disso depende toda a sua vida! ;-)

Deus abençoe muito!
No Amor do Mestre,

Suelen

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

"Conta pra Deus!"

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus."
(Filipenses 4.6)

Uma vez compartilhei com minha prima um assunto que na época estava me causando muita ansiedade e preocupação. Ela simplesmente me disse: "Conta pra Deus!". Sua resposta simples, porém muito sensata me marcou, e fiz o que ela disse. Foi impressionante o sentimento de paz e aconchego em Deus depois que simplesmente contei pra Ele a situação que me causava ansiedade. Eu não só recebi a paz que excede o entendimento naquele momento, como também poucos dias depois a situação que me preocupava foi resolvida de uma forma que só Ele poderia fazer.
Acabamos de entrar no ano de 2015, e o que deveria ser recebido com alegria, gratidão e celebração pode representar motivo de ansiedade para muitos de nós... Contas a pagar, problemas familiares a serem resolvidos, remorso de não ter vivido ou feito o que havia planejado para o ano que se passou... São muitas as situações que podem pesar o nosso coração e roubar a nossa alegria. O fato de não termos o controle absoluto da nossa vida e de tudo o que ocorre no mundo pode nos adoecer de ansiedade. Porém, precisamos compreender que não há necessidade de "tocarmos" a vida sozinhos. É possível viver com leveza e liberdade, alegria e paz que excede o entendimento a despeito das circunstâncias, e isso começa com um princípio chamado ENTREGA, ou nas palavras da minha prima: "Conta pra Deus!".
Quando Jesus nos disse para não andarmos ansiosos por coisa alguma, ele nos deu também a arma contra a ansiedade: "... mas em tudo, pela oração e súplica, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.". Quando você ora contando pra Ele o assunto que tem te causado ansiedade, você está decidindo entregar para Quem de fato tem o poder e controle de todas as coisas. E ao entregar, você pode finalmente descansar, pois simplesmente não está mais nas suas mãos, você não tem mais que resolver ou fazer por si só.
Contar pra Deus tudo o que me ocorre no mais íntimo do coração é uma prática que traz cura e libertação. A ansiedade é como um fardo pesado que você não precisa carregar, mas mesmo assim carrega. Aprender a "Contar pra Deus" todas as coisas te livrará desse fardo desnecessário, e descortinará pra você um estilo de vida bem mais leve, livre e cheio da paz de Cristo que excede o entendimento.
Viva diferente em 2015. Conte pra Deus tudo, inclusive a sua lista de alvos para o ano, e deixe Ele te guiar na lista dos alvos e sonhos maravilhosos que Ele tem para a sua vida! Conte pra Ele, e espere ser surpreendido! ;-)

"Lance sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês."
(1Pedro 5.7)