terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Jornada da Vida

 

Faz taaaaaanto tempo que não escrevo no blog. Aliás, faz tempo que não escrevo em lugar algum! Comprei um diário no início do ano como sempre costumava fazer, mas acredite se quiser: ele está em branco até hoje!
Sabe, me questionei várias vezes sobre isso. Até perguntei pra Deus se havia algo errado com a minha espiritualidade, já que o ato de escrever sempre foi tão essencial no meu relacionamento com Ele.
Mas a única coisa que me vinha ao coração ao perguntar isso era: "Há tempo para todas as coisas debaixo do sol".

De acordo com que os anos passam, algumas coisas vão ficando para trás. Percebemos o quanto mudamos. Descobrimos que a vida é feita de épocas, tempos, ciclos que precisam ser respeitados, cada um com um valor único e essencial para nos tornar as pessoas que fomos criados para ser.

Deus tem um propósito em cada tempo de nossas vidas. Mas muitas vezes nos pegamos travados na jornada pelo medo do diferente. Ficamos ansiosos e preocupados por não conhecermos o que está adiante, por avistarmos um "terreno novo". Então olhamos para trás, para aquilo que era familiar, e tentamos voltar. Mas é como se aquele "lugar" que passou não nos coubesse mais. E ficamos num impasse de não poder voltar para o que éramos ou tínhamos antes, mas também com medo de seguir em frente.

Você já se sentiu assim? Eu já. Muitas vezes. Na verdade sempre que um novo tempo se inaugura em minha vida me pego nessa luta.
Estou vivendo uma época onde muitas áreas de minha vida estão mudando ao mesmo tempo: área familiar, sentimental, ministerial, social, emocional, espiritual... tudo mesmo! Parece que estou naquele famoso divisor de águas onde a MENINA percebe que finalmente é uma MULHER.

Não é fácil. É o tempo em que começamos a entender que a vida na verdade é dura, e que é preciso ter coragem e ousadia pra encará-la. As responsabilidades aumentam; a consciência de que você é um cidadão que precisa ter voz ativa na sociedade fica mais aguçado; os sonhos de boneca e fantasia são trocados por sonhos maternais; as responsabilidades ministeriais também aumentam... Há um chamado da parte de Deus que pesa o coração e cresce dentro de nós! Há algo no mundo espiritual para a nossa geração sendo gerado... e eu e você fazemos parte disso, diretamente!
E o fato de muitas vezes não sabermos para onde estamos indo na jornada nos causa um certo desconforto. Nos faz, em alguns momentos, querer sentar no chão e começar a chorar como uma criança que não quer mais brincar.

Quando vi essa foto acima no facebook de uma amiga, me atraiu de primeira. Se você é como eu, na maioria das vezes é mais ministrado por uma imagem do que por mil palavras. Escolhi essa foto porque expressa  magnificamente o que o Pai tem sussurrado ao meu coração enquanto escrevo este texto. Na verdade, cada palavrinha que estou escrevendo aqui neste momento surgiu dessa foto.

Vejo a vida como uma jornada. Uma estrada que hora tem uma paisagem ao redor, hora tem outra totalmente diferente. Em alguns momentos está descendo, e em outros, está subindo como uma ladeira bem ingrime. Há dias em que aparecem enormes obstáculos nessa estrada, ao ponto de muitas vezes pensarmos em desistir de prosseguir; mas em outros momentos avançamos com tanta ousadia, como um poderoso guerreiro que não tem do que temer.

Não importa em que momento da estrada estejamos, a questão é: Quantas vezes temos estado ansiosos sobre o que nos aguarda adiante nessa estrada? Quantas vezes na caminhada ficamos aflitos por não entendermos pra onde exatamente estamos indo? Quantas vezes nos sentimos sozinhos nessa jornada da vida proposta a nós porque não entendemos que o nevoeiro, que algumas vezes invade tentando nos cegar, é passageiro?!

Quando vejo essa foto acima entendo mais profundamente que não fomos criados para nos preocupar com coisa alguma!
Existe alguém que é Dono da nossa jornada e tem todo o percurso em Suas mãos. Você crê que todos os caminhos do Pai pra nós são repletos de fidelidade e amor?
Você e eu não precisamos saber o tempo todo para onde exatamente estamos indo. O que precisamos saber é Quem está caminhando conosco. Isso é suficiente!

Com Jesus como companheiro de jornada/vida, não há o que temer! O Seu amor nos garante que o melhor ainda está por vir! Nos garante que aquilo que olhos não viram, ouvidos não ouviram, e mente alguma imaginou é o que Ele tem preparado para nós!

A estrada muitas vezes é dura sim. Mas as marcas de amor que Deus deixou em nós são mais profundas que as marcas de dor que a vida tenta nos trazer. Guarde isso!

Ele é maior que tudo aqui! E mesmo quando não podemos compreender os Seus caminhos, sempre vai valer a pena permanecermos com Ele e Nele até o fim!

O Pai nos chama para a segurança do Seu amor, cuidado e proteção. Nos chama para um nível de fé que é mais forte que as emoções e circunstâncias. A vida e tudo o que nela há não pode vencê-Lo. Jesus já venceu! E por isso, em comunhão com Ele, nós venceremos também!

6 comentários:

Jocteel Salles disse...

continues a exalar a profundidade da intimidade com o Pai, compartilhando. Deus abençoe Su! Amo sua vida mana! bj

Mila Suzano disse...

Su, linda, esse texto era tudo que eu precisava ler hoje. Amo sua vida e agradeço a Deus por tê-la conhecido. Obrigada por ter escreito, fui ministrada. Paz, Mila.

WIL disse...

Suelen, obrigado pelo texto... falou muito comigo (você não tem idéia do quanto)

Estou passando por um momento exatamente como esse, onde tudo (praticamente TUDO) está mudando em minha vida, por isso eu agradeço por você ter deixado Deus te usar mais uma vez para ministrar através desse blog... :)

Beijão!

Wilson

WIL disse...

Suelen, muito obrigado por essa postagem... estou passando por um momento onde TUDO em minha vida está mudando, e ouvir isso foi um consolo... :)

Obrigado por deixar Deus te usar mais uma vez para ministrar através do blog... espero que volte logo o tempo em que você vai postar bastante... rsrs

Obrigado, e abraços!

Wilson

WIL disse...

Suelen, obrigado por essa postagem! Estou passando por um momento onde TUDO em minha vida está mudando, e ouvir essas palavras foi um consolo imenso!

Espero que volte logo o tempo em que você vai pode escrever bastante no blog... rsrs

Obrigadão, e abraços!

Wilson

Polly * ) disse...

Su, muito o que tenho vivido: "O Pai nos chama para a segurança do Seu amor, cuidado e proteção. Nos chama para um nível de fé que é mais forte que as emoções e circunstâncias."!!! Deus abençoe tremendamente sua Vida em todas as áreas!Bjos