segunda-feira, 2 de abril de 2012

Encontre Deus na Rotina

Lembro-me de já ter escrito textos, músicas e poemas sobre Jesus ser a fonte da nossa vida em cada instante; sobre Ele ser a nossa satisfação; de podermos experimentar Sua presença momento a momento. Mas e quando a vida está surpreendentemente agitada e corrida? Será que é possível viver tal serenidade e paz característica de alguém que está interiormente sendo renovado dia após dia, apesar do desgaste físico e mental?

Eu costumava ter uma vida tranquila, até pelo menos o terceiro ano do segundo grau. Movida pelo meu temperamento melancólico, gostava de ficar horas e horas em contemplação e meditação, pensando na vida, no meu futuro, nos meus sonhos, nas palavras que Deus havia proferido sobre mim. Às vezes isso acontecia através de um livro, de uma música, ou simplesmente conversando com Jesus de frente para uma bela paisagem.
Eu podia esquecer qualquer coisa que eu estivesse fazendo quando percebia algum vislumbre da beleza de Deus ao meu redor. Todo o meu ser suspirava pelo Belo. Terno. Delicado. Sensível. Irresistível. Jesus era assim pra mim!
Eu fugia de qualquer tipo de agitação ou confusão que tentasse ofuscar essa minha visão Dele. Não gostava da correria ou ativismo. Na verdade, eu condenava tudo isso e fazia de tudo pra manter longe de mim. Eu amava a solitude. Não queria perder o silêncio. Eu dependia dele pra ouvir Deus e pra me sentir perto Dele.

Mas com o passar dos anos, algumas coisas mudaram consideravelmente a minha rotina. Tudo começou quando fui para o seminário. Meu dia-a-dia era bem cheio de leituras, reuniões, trabalhos, estudos, ensaios, música pra todo lado, barulho, relacionamentos com os amigos de quarto e de turma... Tudo era muito bom sim! Afinal, estava fazendo o que amava e vivendo um grande sonho. E mais do que isso: era o sonho de Deus pra mim! Mas quando se passaram os primeiros meses, onde tudo o que era novo começava a ficar comum, a rotina agitada já não era mais tão empolgante. Peguei-me angustiada, com saudade do silêncio, da calmaria, da vida tranquila. Até que num belo dia, uma professora minha de teologia, mulher de Deus muito sábia, nos deu uma palavra que eu nunca mais esqueci. Ela disse: "Até aqui tem sido muito fácil vocês reconhecerem Deus no dia-a-dia. Tudo é novo! Tudo é lindo! Tudo é atraente e empolgante... e tudo coopera pra vocês O buscarem. Mas daqui a pouco, vocês terão que aprender a reconhecer Jesus na rotina.". Essas palavras foram uma revelação pra mim. O entendimento dessa verdade inaugurou um novo tempo no meu relacionamento com Jesus. Comecei a procurar ouvir a voz de Deus e reconhecer sua presença no meio da agitação, dos muitos afazeres. Comecei a praticar intencionalmente isso.

No ano seguinte fui para o meu prático na África. Que ano cheio! Fiz o que nunca tinha feito antes, numa intensidade e rotina que quase não dava tempo de pensar em mim mesma. No entanto, era impossível não ver a mão de Deus agindo, movendo, nos usando, nos protegendo, nos guiando em cada decisão, trabalho e circunstância. Aos poucos fui entendendo que a presença de Jesus comigo não se limitava apenas ao silêncio... Ele estava presente até mesmo no meio da agitação! Eu podia desfrutar da comunhão com Ele em qualquer dia, hora ou circunstância... fosse na solitude, fosse na rotina corrida.
Comecei a entender que andar com Jesus era muito mais abrangente do que os meus momentos de secreto no quarto. Descobri que Ele tinha interesse em participar de tudo no meu dia. Ele se importava com cada detalhe, até mesmo as tarefas mais ordinárias. Nada era perda de tempo! Vi que não  existia no mundo um metro quadrado se quer que estivesse fora dos limites de Sua presença.

Como fui liberta por essa verdade! Meu andar com Jesus desde então ficou muito mais leve e livre, pois entendi que de fato não há nada que possa me separar Dele... Nem mesmo a minha rotina tem poder pra isso!

Jesus é, e sempre será, maior do que todas as coisas!
Deixe a graça da intimidade com Ele te envolver e te fazer entender que o Seu amor e presença nunca vão embora, aconteça o que acontecer.

Aproveite a terna e graciosa presença de Jesus na sua rotina hoje, pois Ele é uma fonte que nunca acaba!!!

Um comentário:

Mila Suzano disse...

Tudo que eu precisava ler!