sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A criança dentro de mim


Essa semana tive o privilégio de voltar a levar as minhas irmãs pra escola depois de quase 2 meses de férias. Não digo isso pelo fato de ter que acordar tão cedo (essa é a parte ruim), mas porque elas estudam no bairro onde fui criada até os meus 17 anos, um lugar que me traz muitas lembranças lindas e é o meu ambiente favorito para me encontrar com Deus.
Desde que me entendo por gente, uma das minhas maiores paixões sempre foi estar no meio da natureza, subir em árvores, fazer trilhas, andar descalça na terra e viver grandes aventuras. Na minha imaginação de criança, costumava dizer que queria ser igual o Tarzan: viver na mata, pular de árvore em árvore, comer o que a natureza oferecesse e tomar banho no rio. Graças a Deus tive o privilégio de viver algumas aventuras parecidas nesse bairro que cresci, que é cercado por uma beleza natural incomparável: bosques, lagoas, muitas arvores, animais e bichos distintos.

Se você acompanha o meu blog há um tempo, sabe que gosto muito de me lembrar da minha infância, de escrever sobre ela, de refletir. Acredito que muitas experiências que tive nessa primeira fase da vida, principalmente os sonhos que faziam o meu coraçãozinho suspirar, as coisas da vida que mais em encantavam, com o que eu gastava mais o meu tempo... tudo isso foram apontamentos do que eu viria a ser em Deus, dos propósitos que Ele tinha pra mim.
Volta e meia o Senhor me dá uma lição, palavra, direção ou consolo através de certas lembranças da Suelen criança. Hoje mesmo pela manhã vivi isso.

Apesar de ter recebido tanta graça de Deus durante a minha história, de ter compreendido que o Seu amor vai além do que eu possa fazer ou deixar de fazer, em alguns momentos ainda me pego debaixo de uma pressão do desempenho pessoal. Pensamentos de inadequação e frustração comigo mesma ainda invadem minha mente algumas vezes, me fazendo agir como se eu precisasse me esforçar para ser aceita por Deus.
Fui dormir assim ontem. E acordei hoje travando essa luta em meu interior.
Depois de levar a minha irmã caçula pra escola, passei num lugar que fazia muito tempo eu não passava, mas que minhas lembranças de criança conheciam muito bem.
Foi muito rápido. Apenas um vislumbre. Olhei em direção a uma paisagem formada de árvores, plantas, arbustos, raios de sol cortando as folhas e fazendo o orvalho brilhar como cristal. Tudo em harmonia com aquela brisa fresca e nova da manhã que eu sentia em minha pele. Por apenas aquele instante, parecia que meu coração de 23 anos estava sendo trocado pelo coração da Suelen criança, talvez uns 9 anos. Me vi andando naquele jardim de mãos dadas com Jesus, do jeitinho que eu gostava de imaginar - "Tudo está bem. Ele está aqui comigo. Não há nada pra me preocupar." Em poucos segundos fui invadida por um encantamento com a vida e sonhos se renovando dentro de mim, trazendo em meus olhos um brilho característico de fé e ternura, me fazendo receber a maravilhosa libertação da graça de Jesus.
Era uma daquelas contemplações silenciosas, mas onde tudo é dito, sabe? Em menos de um minuto recebi tantas palavras do Pai que sugaram as ansiedades, preocupações e pressões que eu estava sentindo. Percebi que Ele estava restaurando certas coisas, sonhos, que Ele havia me dado quando criança, e que eu havia deixado se perder com o passar dos anos.

Nós até podemos nos esquecer, mas Deus nunca esquece! Ele nunca se esquece do porquê nos criou. Nunca esquece os propósitos para os quais Ele nos fez nascer. Nunca esquece os sonhos que Ele mesmo plantou em nosso coração infantil, pra que fosse desenvolvido e crescesse juntamente conosco.
Acredito de todo o meu coração que sonhos são para ser vividos sim. Quando algum deles é enterrado, é como um capítulo importante de um livro sendo rasgado - alguém até poderá ler a história, mas algo não fará sentido, algo estará faltando.

Gosto de me lembrar da Suelen criança que não tinha medo de sonhar, pois ela inspira a Suelen adulta a continuar firme, a despeito das circunstâncias; a continuar sonhando e acreditando, pois seja num deserto ou num belo jardim, Jesus está andando de mãos dadas comigo. Sim, aquelas mãos carinhosas e olhar repleto de ternura me convencem: "Está tudo bem. Ele está aqui comigo. Não há nada pra me preocupar."

Não há limites para se sonhar. E também não há limites para se viver a sua concretização. Pois o nosso Grande Doador de Sonhos nos garante:

"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, e nem sequer se penetrou em mente humana o que Deus tem preparado par aqueles que o amam!" (1Co 2.9)

Quero ser uma eterna criança sonhadora, espontânea e totalmente dependente do Pai!
Tu sempre serás o Artista. E eu, a Composição, Jesus!

2 comentários:

Valdirne disse...

Linda! Enquanto lia relembrei momentos da Valdirene criança também e me fez um bem enorme! Senti Deus em todos os momentos até aqui...que paz.
"Obrigada Deus pela composição linda que a Suelen é, feita pelas tuas mãos!

Laysa Belmont disse...

como crianças que devemos ser na presença do nosso Pai,..., por muitas vezes esquecemos sonhos que Ele nos deu, ou deixamos de lado por ser difícil de acreditar que é possível,..., como é bom saber que as promessas do nosso Deus nunca serão esquecidas ou tiradas de nós,..., sentir a presença dEle é como poder deitar em uma cama de plumas e sonhar... bjs