segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jesus e o Ypê Rosa

Quando eu era criança, costumava falar que Deus, quando criou a árvore de y rosa, Ele estava pensando em mim. Ontem tive o carinho do Pai de descobrir que no jardim da nova casa em que estou com meus pais e irmãs, tem uma árvore de ypê rosa. Não tinha visto antes pois só agora começou a florir.
Eu creio freneticamente que o Senhor vive nos cortejando assim... pois nunca conheci alguém mais romântico do que Ele!!!

Todos os dias pela manhã vou ao bairro onde cresci, pra levar minhas irmãs à escola. É um lugar cheio de ypês rosas pelo caminho, enfeitando o céu e o chão com suas flores vivas e delicadas.
E sempre que passo por lá, não consigo ficar sem agradecer e glorificar ao Pai pela beleza que Ele me permite contemplar sempre. É uma visão que ministra muito ao meu coração!

Mas porque será que isso é tão importante pra mim? "É apenas uma árvore!", alguém pode pensar. Sei que muita gente, inclusive eu, às vezes vivemos os nossos dias tão ocupados e focados no fazer, que não percebemos os vestígios do caráter do Pai contidos em toda a criação, e o quanto Ele deseja se revelar a nós através dela!

Eu fui uma criança muito sensível, romântica e apaixonada pela natureza - um típico temperamento melancólico. Lembro-me de até sonhar em um dia ser igual o Tarzan, só pra poder viver no meio da natureza, pulando de cipó em cipó e nadando no rio todos os dias (coisas de criança, rsrs!). E por causa dessa minha paixão, as minhas maiores experiências com Deus durante a minha infância foram através da natureza e animais. Ninguém havia me ensinado, mas quando eu contemplava uma bela paisagem, ou um bichinho indefeso, aquilo enchia tanto os meus olhos e o meu coração, que eu logo associava à presença de Deus, e assim, me sentia pertinho Dele.
E o ypê rosa entrou na minha vida nessa época. Meu bairro sempre ficava maravilhosamente enfeitado quando chegava a época dos ypês florirem. Ah! como eu amava passar por aquelas ruas coloridas!
Até que chegou um dia em que me veio um pensamento: "Eu acho que quando Deus criou o ypê rosa Ele estava pensando em mim!". E isso entrou forte no meu coração, que nunca mais esqueci. Eu não podia imaginar que essa convicção que o Espírito Santo havia colocado num coração de criança iria perpetuar e servir para ministrar a mim hoje, depois de grande.

Como eu já disse, todos os dias passo por este lugar cheio de ypês rosas, para levar minhas irmãs à escola, que fica dentro do bairro onde cresci. E há vários dias tenho tido essa experiência de regozijo no Senhor pela beleza que Ele tem revelado a mim através desse cenário. Mas essa manhã, a revelação que tive do Pai através dos ypês foi diferente.

O amanhecer de hoje foi nublado e chuvoso. Um típico cenário que não me atrai muito. No dia anterior eu fui pra cama expressando a Jesus o esgotamento que eu estava sentindo, pedindo pra que Ele me renovasse. E acordei hoje com a sensação que minha alma estava igual aquele céu cinzento.
Como de costume, fui levar minhas irmãs na escola. E quando cheguei no bairro de minha infância, vi que a chuva estava derrubando a amassando as flores rosas dos ypes, deixando as árvores cada vez mais peladas e feias. Na hora quis ficar triste, pois a linda paisagem que me inspirava todos os dias estava se desfazendo. Mas então o Espírito Santo começou a falar comigo... Olhei para aquela árvore perdendo a beleza e vi a minha vida. Lembrei-me que, assim como elas tem o tempo de florir e o tempo de cair as flores, minha vida também é formada por estações. Há épocas no meu andar com o Senhor em que me sinto como uma linda árvore de ypê cheia de flores belas e rosas, que até inspira quem olha! Mas há momentos em que essas flores começam a cair... No início não percebo muito, mas então começo a ver meu "tronco" cada vez mais vazio e sem cor, até não ter beleza aparente alguma.
E em meio ao meu meditar triste, o Espírito Santo continuou: "Não é porque não tem flores que não há vida!". "Uau! É verdade, Senhor!", pensei... "Daqui há um tempo tenho certeza que vou encontrar essas mesmas árvores floridas novamente, em seu maior potencial!!!".

Percebi minha esperança sendo renovada. Não posso negar que sinto minha alma abatida nesses dias. Não sei explicar essa sensação de desânimo, de cansaço, de vontade de chorar, de achar que não vou ter mais forças pra continuar... acho que o caro leitor deve saber do que estou falando, se for humano, rsrs. Apesar de decidir não parar de caminhar e de lutar, por saber em Quem tenho crido e que irá valer a pena passar por qualquer coisa ao lado Dele, o sentimento ainda está aqui. É uma estação que também preciso passar... suportar a feiúra, o vazio aparente, a crise de não ver algo belo em minha vida, apesar de crer que está lá, por causa de Jesus, só por causa Dele.

Sei que há vida dentro de mim. O Espírito Santo me testifica isso. Há outras flores para nascer... é necessário paciência! Assim como vou ter que esperar a próxima época dos ypês florirem, preciso ter paciência com as estações de Deus na minha vida. Todas necessárias.
Ele está fazendo algo, e Sua bela presença está comigo em todo o tempo, tendo flores ou não.
Por isso, os ypês rosas se tornaram um memorial para mim dessa verdade. Ainda mais agora, que o Pai plantou um ypê rosa no meu jardim! rsrs!

"Aquilo que parece estar matando a árvore na verdade é essencial para sua sobrevivência." (Pra. Ana Paula Valadão Bessa)

Tu és maravilhoso, Senhor! Obrigada por ser constante o Seu amor, imutável e fiel a mim, mesmo quando eu não sou!

Maravilhada Contigo,

Suelen

2 comentários:

Ana N. Day disse...

Oi!
Não tive a chance de dar tchau lá no FB!
Obrigada pelo papo, foi muito bom saber um pouco mais de vc, da sua história e o que o Senhor tem feito através de sua vida...
Você escreve muito bem!..É muito legal ver o que o Espírito Santo ministra ao coração por meio de coisas tão simples..
Sinto muito por esse momento difícil também...Infelizmente, são inevitáveis mas, graças a Deus, são esses momentos que nos fazem crescer e sermos moldadas..Nada será disperdiçado..
Força irmãzinha, em nome de Jesus!
Tava lendo seu blog e lembrei dessa música...
Bjos
http://www.youtube.com/watch?v=mIWxPgGnVFU

Fernanda Santina disse...

Olá Suelen,
Quanto tempo não passava por aqui, mas sempre que volto suas palavras me motivam tanto, me fazem ver as maravilhas do Nosso Deus em tudo, nas pequenas e grandes coisas.
Eu acompanho seu blog desde 2004, e sempre que preciso ler (ouvir) uma palavra, o Senhor me faz lembrar de vc.
Te amo em Cristo, nunca deixe de postar as suas experiências...elas marcam todos que dedicam algum tempo no seu blog.

Bjuss

Fernanda Santina