"Se eu disser: Não farei menção Dele e não falarei mais no seu nome, então meu coração arde como fogo, pressionando os meus ossos; estou exausto de contê-lo e não tenho mais forças!" (Jr 20.9)
Não é a toa que Jeremias é conhecido como o profeta chorão. Quanto sofrimento ele passou por obedecer o chamado de Deus! Imagina só, ficar mais de quarenta anos anunciando as palavras do SENHOR, sem ninguém dar crédito... é muito frustrante e desanimador! E o que Jeremias passou não foi apenas uma rejeição de sua pregação, ele também sofreu perseguição física, foi maltratado, preso, espancado por fazer a vontade de Deus. "... sou ridicularizado o dia todo; todos zombam de mim. (...) a palavra do Senhor trouxe-me intimidação e insulto o dia todo." (20.7-8).
Nesse mesmo capítulo 20 narra a cena de quando Pasur, um superintendente da casa do Senhor, filho do sacerdote Imer, ao ouvir Jeremias profetizando aquelas palavras de exilio e exortação contra o pecado e coração obstinado do povo, o feriu e o prendeu no tronco. No dia seguinte, quando Pasur foi soltá-lo, Jeremias saiu de lá profetizando, continuando a transmitir Palavras do SENHOR.
O que fez Jeremias permanecer? O que fez ele continuar profetizando apesar de toda a oposição e solidão? O que fez ele não desistir do chamado, mesmo querendo isso em alguns momentos?
"Se eu disser: Não farei menção Dele e não falarei mais no seu nome, então meu coração arde como fogo, pressionando os meus ossos; estou exausto de contê-lo e não tenho mais forças!" (Jr 20.9)
O que Jeremias passou é semelhante ao que todo aquele que possui um chamado da parte de Deus passa: É como um fogo que arde no coração impossível de conter!
Quando temos consciência de uma chamado da parte de Deus, ficamos inquietos até que ele se cumpra. E por mais que tentemos deixá-lo de lado para seguir outras coisas, não sentimos paz, não há alegria, não há contentamento ou razão de existir. Há algo no chamado que nos faz sentir: "Não sirvo pra mais nada... eu nasci pra isso!!!" E por mais que existam dificuldades no processo, pois afinal no chamado nem tudo é romântico, pelo contrário, pode incluir muitas dores, como o exemplo de Jeremias... o SENHOR que nos chamou nos dá o Seu consolo, dizendo que estará conosco em todo o tempo, para nos proteger, para impedir que nos façam dano, para nos guiar e confortar.
Eu e você temos um chamado da parte de Deus. Não resista, pois você só encontrará a razão do teu existir sendo e fazendo exatamente aquilo que o Pai te criou para ser e fazer! E não tenha medo, pois Aquele que chama também é Aquele que se responsabiliza em te capacitar e te equipar em tudo o que precisar para cumprir tal chamado. E as oposições que poderão aparecer no caminho - e elas com certeza vão aparecer - servirão para te fortalecer e te treinar ainda mais para um novo nível no teu relacionamento com o Pai.
Por isso, encorajo-te a declarar como Jeremias:
"Mas o SENHOR está comigo como um Poderoso Guerreiro!" (Jr 20.11a)
... e seguir em frente naquilo que o Pai te chamou pra fazer, com a ousadia e autoridade que o Espírito Santo te dá!
"Mas em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu complete minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus." (At 20.24)
Suelen Migowski