domingo, 9 de janeiro de 2011

Diário de uma adoradora em transformação

Desde que retornei de Guiné-Bissau tenho passado por um difícil processo de readaptação. As transformações que o Pai fez em meu interior foram tão intensas que às vezes nem consigo me reconhecer!
Quando olho dentro de mim, dentro da nova Suelen, fico um pouco assustada, pois vejo ela se despindo cada vez mais dos antigos "muros" de auto-proteção, dos refúgios emocionais para onde eu sabia muito bem correr toda vez que acontecia uma situação que eu não sabia lidar. Era assim o meu estilo de vida, eram assim as minhas reações diante das circunstâncias que tentavam me ensinar que a vida, na verdade, era dura, e não um conto de fadas.

Mas agora, depois da experiência em Bissau, o SENHOR tem me ensinado a entender a minha humanidade, a vivê-la com prazer e liberdade, da maneira que Ele me criou para ser!

Enquanto eu andava por aquelas ruas africanas, contemplando crianças brincando peladinhas na terra, outras comendo arroz em comunidade numa bacia; meninas lavando roupas de uma enorme família, com o rosto brilhando de suor; mães caminhando uma longa distância embaixo de sol, com um balde d'água na cabeça e filho nas costas; homens procurando qualquer trabalho para dar algo de comer à família... Eram assim todos os dias, não havia muita mudança de rotina. E quando eu contemplava tudo isso, andando por entre eles e fazendo muitas perguntas pra Deus, sentia o Espírito Santo falar docemente ao meu coração: "Eu estou aqui. Sim, estou aqui, com eles. Meu rosto também está suado, meus pés estão enlamaçados e grossos, em meu rosto há marcas de lágrimas como aquela criança que, ansiando por um alento, chora entre a poeira. Sim, eu estou aqui! Fique tranquila."

Aleluia! Sim, Jesus tinha de estar ali! Esse era o Evangelho, era sobre este povo, o povo humano, que a Bíblia se referiu, que Jesus morreu pra salvar!!

Eu me regozijava muito ao meditar nisso tudo, e pensava: "Poxa, acho que Jesus era mesmo bem parecido com este povo, afinal, Ele se identificou com o homem, e isso em toda a sua dura realidade. Não há nada que este povo sofre que Jesus não tenha sofrido também". E foi essa verdade que me sustentou e ensinou em meio as minhas próprias privações, dificuldades e sacrifícios. Descobri que realmente posso TODAS as coisas Naquele que me fortalece! Descobri que as dores e frustrações que envolvem a vida humana não são o centro... na verdade, essas coisas são muito pequenas comparadas ao amor, graça e presença de um Deus soberano que se identificou conosco na nossa pequenês e fragilidade, para nos alcançar, perdoar e salvar.

Jesus é o centro, e não as dificuldades! Por isso, quero cultuar Jesus, e não a dureza da vida! Quero oferecer sacrifícios de louvor e gratidão todos os dias, do nascer ao pôr-do-sol, ao Deus de amor que é maior que a vida, que venceu o mundo com todas as suas aflições!

Quero viver sem medo de chorar, de sentir dor, de me cansar, de sentir-me frustrada... pois tenho aprendido que é justamente nessas coisas tão humanas que eu aprendo a verdadeira espiritualidade. E assim, posso ser realmente livre!!!

Não foi por deuses ou seres perfeitos que Jesus morreu e amou, mas foi por pessoas fracas, limitadas e pecadoras... como eu e você!

No amor do Mestre,

Suelen

Um comentário:

Sílvia Bispo disse...

Deus permaneça abençoando sua vida princesa do Pai!
Li várias de suas palavras que são claramente inspiradas pela Palavra e por isso fui edificada!
Num mundo tão distante de Deus, meu olhos lacrimejam nesse momento por poder encontrar um adorador, uma adoradora e minha alma ora por você e pede para que a cada manhã seu caráter seja ainda mais moldado pelo Pai!
"Muito prazer"

Beijinhos

Sílvia Bispo